Adaptação do romance 'Tieta do Agreste', de Jorge Amado, a novela é ambientada na fictícia cidade de Santana do Agreste, no Nordeste brasileiro. Tudo começa quando Tieta (Claudia Ohana) é escorraçada da cidade pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), irritado com o comportamento liberal da jovem e influenciado pelas intrigas de sua outra filha, Perpétua (Adriana Canabrava). Humilhada, ela segue para São Paulo. Vinte e cinco anos depois, Tieta (Betty Faria) reaparece: rica, exuberante e decidida a se vingar das pessoas que a maltrataram. No dia de sua chegada, está sendo rezada uma missa em sua memória. Ela interrompe a celebração, chamando a atenção de todos na igreja e desfazendo o mal-entendido. Tieta diz que veio para ficar e muda a rotina dos moradores da cidade. Os que a condenaram na juventude passam a cortejá-la, movidos pela sua fortuna ou atraídos por sua exuberância. Para chocar a família, ela se envolve com o sobrinho, o jovem seminarista Ricardo (Cássio Gabus Mendes), filho de sua rancorosa irmã Perpétua (agora Joana Fomm). Próxima de Aracaju e Salvador, Santana do Agreste estava parada no tempo até que Ascânio Trindade (Reginaldo Faria), que se mudara de lá quando jovem, volta para trazer o progresso ao local. Ele se torna secretário da Prefeitura e, junto com Tieta, promove a modernização da cidade.

Webdoc sobre a novela 'Tieta' com entrevistas exclusivas do Memória Globo.
Autoria: Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares | Direção: Reynaldo Boury e Luiz Fernando Carvalho | Direção-geral: Paulo Ubiratan | Direção executiva I: Paulo Ubiratan | Supervisão: Daniel Filho | Período de exibição: 14/08/1989 – 31/03/1990 | Horário: 20h | Nº de capítulos: 196
TRAMAS
Betty Faria em 'Tieta', 1989 — Foto: Bazilio Calazans/Globo
Adaptação do clássico 'Tieta do Agreste', de Jorge Amado, a novela acompanha Tieta (Cláudia Ohana/Betty Faria) que retorna à cidadezinha de Santana do Agreste 16 anos após ser expulsa por seu pai, o autoritário Zé Esteves (Sebastião Vasconcellos), devido ao seu comportamento, considerado inapropriado. Rica e mais exuberante do que nunca, Tieta deseja se vingar dos que lhe fizeram mal na adolescência.
PERSONAGENS
Joana Fomm em 'Tieta', 1989 — Foto: Bazilio Calazans/Globo
PERPÉTUA (Joana Fomm) Peito seco, sempre de luto, frustrada, falsa cristã, já que, como lhe diz o padre, não conhece o dom da caridade. É a irmã mais velha de Tieta (Claudia Ohana/Betty Faria), a quem odeia e a quem denunciou ao pai no passado, provocando sua expulsão da cidade. No entanto, é capaz de bajulá-la ao saber que ela é rica como ninguém. Comete todos os pecados capitais, usando a defesa da família como argumento.
BASTIDORES
Betty Faria em 'Tieta', 1989 — Foto: Bazilio Calazans/Globo
Todos os personagens vestiam roupas em algodão e de modelagem muito simples. A única exceção era a protagonista, Tieta (Betty Faria), que sempre se vestia de forma exuberante, com cores fortes e brilhos, abusando de calças compridas justas, bermudas, shorts e saltos bem altos.
CURIOSIDADE
Aguinaldo Silva, 2008. — Foto: Cícero Rodrigues/Memória Globo
Aguinaldo Silva ressaltou que, em 'Tieta', pretendeu fazer uma metáfora sobre a volta da liberdade de expressão na novela brasileira. No capítulo em que Tieta (Claudia Ohana) é expulsa de casa pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), ele arranca aquele dia do calendário e diz: “Faz de conta que esse dia nunca aconteceu”. O dia marcado na folhinha é 13 de dezembro de 1968, data em que foi promulgado o AI-5.
TRILHA SONORA
Roberto Bonfim em 'Tieta', 1989 — Foto: Bazilio Calazans/Globo
'Tieta', cantada por Luis Caldas, foi o tema de abertura da novela. A trilha sonora, que contou com dois volumes, contou com sucessos de Fagner, Djavan, Roberta Miranda, entre outros.
CENAS MARCANTES

Abertura da novela Tieta (1989).

'Tieta' (1989): cena em que Tieta (Cláudia Ohana) é expulsa da cidade pelo pai (Sebastião Vasconcelos).

Vídeo produzido pelo Memória Globo com cenas de humor da personagem Perpétua (Joana Fomm).

'Tieta' (1989): cena em que a “mulher de branco” (Claudia Alencar) aparece para Timóteo (Paulo Betti), que foge, apavorado, para o circo abandonado de Bafo de Bode (Bemvindo Sequeira).

'Tieta' (1989): cena em que Ascânio (Reginaldo Faria) retorna à cidade, e logo se reúne com os antigos amigos, (Roberto Bomfim), osnar (José Mayer) e Timóteo (Paulo Betti). Com Jair (Elias Gleizer), Carmosina (Arlete Salles) e Chalita (Renato Consorte).

'Tieta' (1989): cena em que Cinira (Rosane Gofman) tem um de seus ataques ao ver Osnar (José Mayer). Com Perpétua (Joana Fomm), Amorzinho (Lilia Cabral), Carmosina (Arlete Salles), Jairo (Elias Gleizer) e dona Milu (Myrian Pires).

'Tieta' (1989): cena em que Tonha (Yoná Magalhães) tenta dissuadir, em vão, Zé Esteves (Sebastião Vasconcellos) de pedir dinheiro emprestado. Com Chalita (Renato Consorte), Amintas (Roberto Bonfim) e Bafo de Bode (Bemvindo Sequeira).

'Tieta' (1989): cena em que Tieta (Betty Faria) retorna a Santana do Agreste com Lenora (Lídia Brondi) e é recebida por Bafo de Bode (Bemvindo Sequeira).

'Tieta' (1989): cena em que Tieta (Betty Faria) revela à amiga Carmosina (Arlete Salles) o verdadeiro motivo de seu retorno a Santana do Agreste: vingar-se.

'Tieta' (1989): cena em que o coronel (Ary Fontoura) compra Imaculada (Luciana Braga).

'Tieta' (1989): cena em que Tieta (Betty Faria) arranca a peruca de Perpétua (Joana Fomm).
Fontes